MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL divulga campanha anti "ficha suja"

 

MPF divulga campanha anti "ficha suja"


O Ministério Público Federal está promovendo a campanha Candidato Legal Tem Ficha Limpa. O objetivo é alertar o eleitor sobre os políticos condenados por desvio de dinheiro público, que não merecem confiança.

Aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa valerá pela primeira vez em eleições municipais no pleito deste ano. Ela é resultado de um projeto da iniciativa popular e é importante na luta contra a corrupção e a impunidade.

O seu objetivo é melhorar o perfil dos candidatos aos cargos eletivos, tornando mais rígidos os critérios para impedir políticos condenados pela Justiça de se candidatar a cargos eletivos.

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia está construindo um cadastro de inelegíveis, a partir de informações fornecidas pelos tribunais, conselhos de classe, procuradorias, câmaras municipais e pela Assembleia Legislativa.

As listas contêm informações sobre os cidadãos que não podem ser eleitos no pleito de 2012, segundo os critérios da Lei da Ficha Limpa, em função de condenações.

Com base nestas listas, as promotorias eleitorais de todo o estado poderão agir para evitar que políticos sem “ficha limpa” sejam eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário