Festival de Reisados Boa Nova - BA

Todos os anos, na primeira semana de janeiro, a região do Médio Rio de Contas se transforma em cenário para um conjunto de manifestações culturais tradicionais, incluindo ternos de reis e bumbas-meu-boi, mobilizando comunidades rurais e urbanas da região. A Festa de Reis é uma grande oportunidade para a promoção da riqueza cultural do Médio Rio de Contas, mas carece de incentivos que a tornem um atrativo para turistas e visitantes de localidades vizinhas e da capital.

Em Boa Nova e região, essa data é festejada de forma muito entusiasmada até hoje. As pessoas, empolgadas pelas canções entoadas pelos grupos musicais, chamados Ternos de Reis, saem às ruas dos povoados, visitando os moradores. A tradição dos Ternos de Reis continua bastante viva na região. Isso pode ser presenciado, por exemplo, na localidade do Lagoão.

Tendo em vista que a Festa de Reis é uma das expressões culturais tradicionais mais significativas do Médio Rio de Contas, o presente projeto se destina à realização da Festa em janeiro, em diversas comunidades rurais do município de Boa Nova: Riacho do Norte, Lagoão, Rio do Chumbo, Santa Madalena, Goiabeira, Capoeira do Meio, Brejo da Onça, entre outras.

A ideia é que a Festa possa atrair turistas e visitantes para vivenciarem a gastronomia local, a acolhida comunitária, a hotelaria e as trilhas ecológicas, valorizando a cultura popular e revertendo a ação em desenvolvimento local, através de um turismo pautado na cultura, e da economia criativa que o acompanha.

A iniciativa vai ao encontro de uma visão atual de turismo, que busca uma maneira especial de olhar e fazer turismo no Brasil e corrobora para a construção de uma cultura da hospitalidade calcada nas marcas significantes do povo brasileiro. Assim, a iniciativa visa agregar valor simbólico às atividades turísticas no Médio Rio de Contas, através da: a) valorização e incorporação de expressões e manifestações culturais que espelhem as singularidades e conformem marcas diferenciadoras da região contemplada; b) promoção da criatividade como ferramenta educacional de construção de conhecimento, de inclusão social e de geração de riqueza; e c) definição de Planos de Ação locais que viabilizem a sustentabilidade das atividades culturais e turísticas.

O Instituto Cultural Casa Via Magia, em parceria com entidades governamentais, iniciativas privadas e outras organizações do terceiro setor, vem desenvolvendo projetos de diagnóstico e elaboração de planos e propostas para o desenvolvimento sustentável de bairros, municípios, regiões e estados brasileiros com base na cultura, na educação e no meio ambiente. Esses projetos têm como objetivo identificar potencialidades, indicar perspectivas e apontar soluções para os problemas socioculturais e econômicos encontrados nas localidades contempladas. A realização da Festa de Reis nas comunidades rurais de Boa Nova vai ao encontro dessas ações, na medida em que contribuirá para promoção do Médio de Rio de Contas enquanto um destino turístico.
http://www.mercadocultural.org/reisados/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário