Dom Luiz, na sala da casa diocesana. Ao fundo o quadro do Bom Pastor |
Hoje dia 6 de outubro, a Arquidiocese de Vitoria da Conquista está em festa. Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu comemora seus 10 anos de Ordenação Episcopal. Haverá Missa em Ação de Graças pela data, e será realizada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitorias.
A expectativa é de reunir vários bispos de outras dioceses, como todo clero da Arquidiocese, e também padres principalmente de Pernambuco e de outros estados. Toda uma programação foi montada, onde foram realizados tríduo, concerto musical e hoje desde das 10h já começaram a serem colocadas em prática a comemoração, com a benção do novo seminário Diocesanos Nossa Senhora das Vitorias.
Dom Luiz e natural de Caruaru, PE e nasceu no ano de 1957.Foi ordenado ao presbitério em 1982. Em 2008 foi nomeado como Arcebispo de Conquista em 11 de junho. Dom Luiz e da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e tem como lema episcopal o texto do profeta Jeremias “Não temas, estou contigo” (Jr 1, 8). Em sua caminhada, dos 10 anos de episcopado, 7 anos foi como Bispo de Afogados da Ingazeira, Pernambuco e três como Arcebispo de Vitoria da Conquista, Bahia.
Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, recebeu o Portal Boa Nova em ação, na casa diocesana e concedeu uma rápida entrevista este o portal.
Qual o sentimento em comemorar os 10 anos de episcopado?
Dom Luiz: Eu sinto muito feliz, esse momento, esse jubileu de 10 anos e uma caminhada, como pastor diocesano de uma igreja. Alimentada e confortada pela palavra de Deus que é a fonte que nos Ilumina que guia nossa missão e nossos passos. É uma trajetória que conta com a colaboração de toda igreja, ou seja, não estamos sozinhos e contamos com a ajuda de todos os fies. Então essa comemoração não é só minha. É um sentimento de muita alegria.
Nos municípios pequenos, os índices de uso de drogas por parte da juventude vêm sendo altíssimos, e as igrejas católicas e protestantes já realizam trabalhos de conscientização. Qual a orientação da igreja passadas as comunidade e paróquias?
Dom Luiz: A Igreja por si só não pode fazer tudo, a igreja orienta ela encaminha, mas o dever e do estado, e dos governos, na promoção de trabalho e estudo favorecendo o acesso dos jovens mais próprios. Então e uma questão básica, e obrigação do estado. A igreja faz o que está ao seu alcance, ela orienta e encaminha os jovens. A igreja utiliza os próprios jovens que já participam da evangelização como promotores responsáveis em levar de uma maneira melhor as campanhas a outros jovens, a comunicação é melhor entre eles.
A diocese já realiza algum trabalho de base, que atenda os usuários, igualmente à Jequié onde possui O Céu, a Fazenda Nova Esperança e o Ser Livre?
Dom Luiz: Hoje temos aqui o trabalho do Padre Edilberto, que realiza um trabalho nessa linha, de acolher e atender. Um trabalho lindo de acolher os jovens usuários. Esse e um pouco do que possamos fazer. Além das orientações e do acompanhamento daqueles que tem acesso a nossas igrejas e pastorais No Brasil existe muito trabalho por parte da Igreja, em prol dessa causa, por é um caminho muito difícil, para quem entra nele e infelizmente esse caminho das drogas é um caminho de morte e escravidão. A igreja procura levar uma vida nova, de luz.
Recentemente foram instaladas em Valetim e Bom Jesus da Serra, Paróquias, onde o povo já aguardava esse passo a muito tempo. O que isso significa? Crescimento ou motivação?
Dom Luiz: Tanto é uma motivação e crescimento também, para se criar uma comunidade paroquial e resultado da maturidade da comunidade o que significa um crescimento nesse sentido, e a instalação da paróquia vem a fortalecer esse trabalho pastoral com a presença do padre como pastor que ira conduzir esse rebanho fazendo a evangelização que é tão precisa.
Na foto, Dom Luiz e Padre Geneildo ao lado do quadro com a foto comemorativa. |
Uma mensagem para os leitores
Dom Luiz: A mensagem e sempre de esperança e de alegria, nesse momento novo que se vive no Brasil e na America latina, convocando as pessoas para que viva o caminho da evangelização principalmente nesse mês que é o mês missionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário